sexta-feira, junho 10, 2011

                                                                                               por: Ariane Fonseca

1. O domínio da Língua Portuguesa é requisito básico na profissão. Habitue-se a ler diariamente jornais, revistas e livros e a manter-se atualizado com os demais meios de comunicação. Não adianta querer ser jornalista escrevendo como se falasse com os seus amigos do MSN.
2. Prepare-se para passar alguns sábados e domingos dentro de uma redação ou na rua apurando uma matéria. A notícia não cumpre agenda e precisa ser divulgada todos os dias, sem descanso. Se você é daqueles que gosta de rotina e de hora para tudo, recomendo pensar melhor na sua profissão.
3. Saiba que o trabalho em equipe é importante. Ouça o que as pessoas têm a dizer, aprenda com os mais velhos e respeite os mais jovens. O jornalismo é uma carreira dinâmica e nada melhor do que construir uma sólida rede de contatos. Ou você acha que é capaz de pensar numa pauta, fazer as perguntas, sair para entrevistar, fotografar, editar, escrever, corrigir e diagramar sozinho numa redação de jornal diário, por exemplo?
4. Nem o melhor dos jornalistas sabe tudo de todos os assuntos. Seja humilde e, em dúvida, não tenha vergonha de perguntar. Jornalista que tem receio de questionar as coisas não fica nem uma semana numa redação.
5. Domine as ferramentas básicas de informática e aprenda um ou mais idiomas, em especial o inglês. Vai que você tenha uma coletiva super importante com um americano e, na hora, o tradutor não pôde ir? Você vai voltar com as mãos vazias para a redação?
6. Descubra “quem é quem” na área e, mais do que isso, saiba construir sua rede de relacionamentos. A network é importante em qualquer carreira, principalmente, na área de comunicação. Bem diz aquele ditado: quem tem amigos têm tudo.
7. Seja curioso, busque novos conhecimentos e amplie seus horizontes. Um bom jornalista tem na bagagem um vasto repertório de informações. Seu foco pode ser escrever, mas nada te impede de saber também fotografar, ter noções de enquadramentos, saber fazer contas simples de matemática, como porcentagens; diagramar; filmar, etc, etc. O bom repórter será o multiuso, ou seja, aquele que sabe fazer bem uma tarefa, mas que também sabe um pouco de tudo.
8. Seja ético e honesto em seu trabalho, pois só assim conseguirá o respeito e credibilidade que o distinguirá na carreira. Essa é uma premissa mais do que básica que exclui comentários.
9. Procure especializar-se numa área pela qual você tenha interesse genuíno. Não adianta querer saber um pouco de tudo, entretanto, e acabar não sabendo nada de nada a fundo.
10. Valorize a vida acadêmica e desenvolva senso crítico para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Não há nada pior num jornalista do que sua falta de opinião diante dos fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário