sexta-feira, junho 17, 2011

MULHER AO VOLANTE UMA OFENSA A MAOMÉ

Ícone da campanha feita nas redes sociais a favor das mulheres dirigirem na Arábia Saudita a especialista em informática Manal al-Sharif,32, ficou presa durante duas semanas, por violar a proibição de dirigir, ao enviar um vídeo para internet exibindo-se ao volante.


A Arábia Saudita é o único país do mundo onde as mulheres são proibidas de dirigir, mesmo não havendo nada escrito no Alcorão (livro sagrado do islamismo), que proíba mulheres na direção.
A sociedade saudita mudou. Hoje em dia 60% é composta por jovens que buscam por uma vida mais moderna, inclusive as mulheres que pela Sharia (legislação islâmica), são obrigadas a usar véu e não podem, entre outras coisas, dirigir carro, votar e viajar ao exterior sem autorização escrita de um homem (um deles: pai, marido, irmão ou filho). 
O país esteve a salvo da onda de mudanças que sacode o mundo árabe desde o começo do ano, mas os apelos lançados nas redes sociais com a iniciativa da ativista Manal al-Sharif convidando as mulheres a dirigir têm causado muita dor de cabeça ao governo que ainda não atendeu as suas reivindicações.
Com essa matéria venho prestar a minha solidariedade á essas mulheres, pois não acredito que haja infração de lei ao permitir que as elas dirijam os seus carros. A única razão é o medo que pessoas conservadoras e machistas têm de que elas ganhem terreno e domínio no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário