terça-feira, maio 31, 2011

Os Clássicos estão na moda

Em plena era digital, temos a sensação de que se lia mais nas gerações passadas, que nos tempos atuais. As pessoas estão mais voltadas para as redes socias, a leitura dinâmica a qual temos resumos dos conteúdos e adquirimos um saber superficial. Só parece. Pois o que se vê é a multiplicação dos jovens que gostam de ler e se aventuram na boa literatura atual e principalmente nos clássicos.
Exemplo disso a universitária Iris Figueiredo, de 18 anos, anunciou no seu blog a intenção de organizar encontros para discutir clássicos, como o da inglesa Jane Austen de Orgulho e Preconceito, com a proposta de sentarem-se para conversar durante duas horas, lerem os trechos e analisarem a influência da autora sobre escritores contemporâneos.
O movimento ganhou público e desde o início do ano mensalmente Iris organiza encontros para discutir clássicos da literatura, atraindo cerca de vinte adolescentes por reunião. A estudante relata que influenciada pelos pais desde a infância a ler, descobriu o prazer na leitura melhorando o seu vocabulário.
Iniciativas como essa de uma estudante tão jovem devem ser valorizadas, pois a linguagem culta ajuda a melhorar o nosso vocabulário nos fazendo progredir na vida, independente da classe social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário