terça-feira, julho 19, 2011

UMA VERGONHA PARA O JORNALISMO

    
A quebra de sigilo telefônico e postal de artistas, políticos, nobres e também pessoas comuns, provoca o fechamento de um tradicional tablóide Londrino, o News of the World, jornal dominical sensacionalista fundado há 168 anos.
O primeiro jornal diário do mundo foi criado por Edward Mallet, em Londres o Daily Courant em 1702, o qual só publicaria notícias internacionais e prezaria pela imparcialidade, pois as pessoas são capazes de fazer suas próprias reflexões sobre os fatos. Com o passar do tempo, os jornais e a Inglaterra foram mudando e hoje temos espiões ao invés de jornalistas nas redações, capazes de cometer crimes como furto de documentos oficiais, pagamento de propinas a policiais em troca de informações confidenciais, o uso de identidade falsa e a contratação de detetives para espionar a realeza. Tudo isso na busca desenfreada por informações que a imprensa não tem o direito de obter usando desses meios. Os profissionais se é que podemos chamar assim que exercem o trabalho de jornalista sem ética nenhuma, esqueceram-se dos primórdios do verdadeiro jornalismo, de como se deve obter uma boa matéria sem precisar jogar tão sujo. A liberdade de expressão pode ser feita de forma ética mesmo no mundo em que vivemos hoje, que os meios de comunicação vêm sendo prostituídos por interesses políticos e econômicos, ainda assim acredito nos profissionais que não se deixam corromper e prezam por sua dignidade como transmissor da informação e não da verdade, rebuscando a idéia inicial desse texto que cada leitor é capaz de interpretar a notícia e ter sua própria opinião sobre os fatos.

quarta-feira, julho 13, 2011

GENTILEZA NO TRÂNSITO FAÇA A SUA PARTE

                                    
               Não falta gentileza, falta auto-escola. Calma a gente explica.

Era sobre isso que eu me preparei para falar hoje, e antes de começarmos queria explicar a minha ausência nessas últimas semanas, é que mudei de cidade estou residindo no Espírito Santo atualmente, mas precisamente em Cachoeiro de Itapemirim cidade natal do nosso querido rei Roberto Carlos. Inspirada pela nova vida que estou levando aqui e como é de costume de todo jornalista observar tudo que está ao seu redor, venho hoje abordar um tema que todos os brasileiros enfrentam diariamente ao saírem de suas casas, seja para o trabalho, escola ou lazer, o TRÂNSITO.
Tenho percebido que é típico de cada região talvez devido à cultura o comportamento das pessoas no trânsito. Aqui em Cachoeiro, por exemplo, os carros respeitam a faixa de pedestre, coisa que não acontece em Minas que você corre o risco de ser atropelado se contar que os carros vão parar e respeitar a sinalização para que você atravesse a rua. Temos também o condutor porcão, que após termina um lanchinho feito dentro do carro, na correria do dia a dia joga o saquinho plástico na rua, lembrando que um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos para se decompor, ou até mesmo os motociclistas esses sim não respeitam nada, avançam sinais vermelhos vão costurando os carros na tentativa de ganhar tempo com o objetivo de chegar à frente dos mesmos, e devido a isso sempre têm um motociclista debaixo de um carro. Enfim quero deixar aqui os meus Congratulations! Para aqueles que respeitam a sinalização, afinal se cada um fizesse a sua parte não teríamos tantos acidentes no trânsito.